REGIMENTO INTERNO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA AP 3.1
CMS MARIA CRISTINA ROMA PAUGARTTEN
REGIMENTO INTERNO DO
CMS MARIA CRISTINA ROMA PAUGARTTEN
Confeccionado pela Equipe de funcionários da unidade.
Março de 2016
- INTRODUÇÃO
O presente documento tem por objetivo apresentar os principais serviços oferecidos pelo CMS MCRP à comunidade, bem como descrever as linhas de cuidado e os princípios que orientam a organização deste serviço de saúde.
Objetivo: prestar cuidados de saúde direcionada à promoção de saúde e prevenção das doenças com ênfase na atenção primária e Secundária, dando autonomia ao cidadão para que possa ter participação no processo de saúde-doença melhorando o bem-estar físico, psicológico e social e a qualidade de vida, o que acaba refletindo no desenvolvimento dos profissionais que prestam o cuidado.
II. Histórico
A Policlínica Maria Cristina Roma Paugartten (PMCRP) iniciou suas atividades em 30 de dezembro de 1949, a partir da criação do Serviço Médico de Assistência Domiciliar de Urgência – SAMDU, onde funcionava até janeiro deste ano o Posto de Urgência (PU).
Este se agregou ao Posto de Assistência de Ramos criado em agosto 1952, inaugurado em dezembro do mesmo ano num velho casarão no bairro de Ramos, pela Agência de Arrecadação do IAPETEC.
Em 1960 o Posto de Assistência de Ramos foi transferido para um prédio anexo ao Conjunto Residencial de Ramos do IAPETEC – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transporte de Cargas (Estiva de minérios do Estado do Rio de Janeiro) local onde funciona até hoje.
O Ministério da Saúde e a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro firmaram convênio para a ampliação do SUS em 02/08/1995 – Sistema Único de Saúde na cidade do Rio de Janeiro. No ano de 1996 a unidade foi transferida para o município do Rio de Janeiro.
Em 11 de novembro de 1999 a Prefeitura do Rio de Janeiro alterou a denominação do PAM Ramos para PAM Maria Cristina Roma Paugartten, em homenagem a uma médica sanitarista que faleceu em visita domiciliar no município de Nova Iguaçu.
Com a nova estrutura organizacional o PAM passou a denominar-se Policlínica Maria Cristina Roma Paugartten em 20/09/2007.
Após a saída de especialidades a subsecretaria resolveu mudar a denominação para Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten (CMSMCRP).
CAPÍTULO I
IDENTIFICAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, TERRITÓRIO E EQUIPE
- - IDENTIFICAÇÃO DO CMSMCRP
UNIDADE DE SAÚDE CMS MARIA CRISTINA ROMA PAUGARTTEN
COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA AP 3.1
Razão Social: SMSDC RIO CMS Maria Cristina Roma Paugartten Ap 3.1
Nome Fantasia: CMS Maria Cristina Roma Paugarttem
C.N.P.J / C.P.F.:03207923/000107
C.N.P.J / C.P.F.:03207923/000107
Endereço: Rua Joaquim Gomes s/n° Ramos
Bairro: Ramos
Cidade: Rio de Janeiro
Fone / Fax: 39770637 e 38673008
E-mail: cmsmariacristina@vivacomunidade.org.br
Bairro: Ramos
Cidade: Rio de Janeiro
Fone / Fax: 39770637 e 38673008
E-mail: cmsmariacristina@vivacomunidade.org.br
Área Construída (m²): 2138 m²:
Área Total do Terreno (m²): 1891 m²
Área Total do Terreno (m²): 1891 m²
O CMS Maria Cristina Roma Paugartten é uma Unidade tipo B, com 10 equipes de Saúde da Família, 4 equipes de saúde bucal, 1 CEO.
As Equipes da Estratégia Saúde da Família atuam na Atenção Primária desenvolvendo atividades de acordo com o planejamento e a programação realizada com base no diagnóstico situacional.
O CMS MCRP oferece atendimento na atenção primária (Pediatria e Ginecologia) e secundária de Psiquiatria, Psicologia, Fisioterapia adulto e infantil, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia adulto e infantil, Nutrição, imunização, sala de curativo e outros procedimentos de Enfermagem.
O serviço de odontologia oferece atendimento na atenção primária, com parte do território coberto pela equipe de saúde bucal da saúde da família, e na média complexidade pelo CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Na atenção primária desenvolvemos atividades de promoção de saúde e ambulatoriais, além de visitas domiciliares e atividades nas escolas, pela equipe de saúde bucal e saúde da família. E no CEO realizamos as especialidades de endodontia, periodontia, ortodontia preventiva e interceptativa em pacientes com necessidades especiais.
Horário de funcionamento: 8h às 19horas
Número de funcionários: 237 funcionários
Número de funcionários: 237 funcionários
Tabela 1: Descrição dos funcionários
Cargo
|
Nome
| |
Gerente – ESF
|
Valéria Gomes Pereira
| |
Auxiliar Administrativo - ESF
|
Thaís Teodoro de Moura
| |
Auxiliar Administrativo - ESF
|
Jorge Eduardo Ramos da Silva
| |
Auxiliar Administrativo - Administração
|
Alexander da Cunha
| |
Auxiliar Administrativo - Administração
|
Flávia Regina Martins Carioca
| |
Auxiliar de Farmácia - ESF
|
Simone Da Macena de Souza
| |
Médico - ESF
|
Breno de Oliveira Ventura
| |
Médico - ESF
|
Fabiana dos Santos Oliveira
| |
Médico - ESF
|
Felipe Maghelly Menezes Moreira
| |
Médico - ESF
|
Fernando Pires de Farias
| |
Médico - ESF
|
Gabriellen Vitiello
| |
Médico - ESF
|
Lorena Sherman Beretto de Castro
| |
Médico - ESF
|
Luiz Carlos Noronha Silveira
| |
Médico - ESF
|
Maria Freire Campello
| |
Médico - ESF
|
Marília Cesca de Gouveia
| |
Médico - ESF
|
Michelle Haubrichs Alves Rodrigues
| |
Médico - ESF
|
Paula Schettino Rigolon
| |
Médico - ESF
|
Raissa Barros Martins
| |
Médico - ESF
|
Rita de Cassia Soarez Barroso da Silveira
| |
Médico - ESF
|
Sandro da Silva Princeswal
| |
Médico – (RT)
|
Maria de Fátima Rodrigues de Barros Vieira
| |
Enfermeira - ESF
|
Alessandra Lopes Vital
| |
Enfermeiro - ESF
|
Andrei Boscarino de Menezes Silva
| |
Enfermeira - ESF
|
Camila Chagas Zysko
| |
Enfermeira - ESF
|
Emily Regly Lemos Guimarães Rédua
| |
Enfermeira - ESF
|
Fabiane Gonzalez Gimenez
| |
Enfermeira - ESF
|
Fernanda Carvalho Soares Sampaio de Freitas
| |
Enfermeira - ESF
|
Monicele Quintino de Oliveira e Silva
| |
Enfermeira - ESF
|
Nathália Lavareda de Alencar de Amorim
| |
Enfermeiro - ESF
|
Patrícia Ferreira Ribeiro
| |
Enfermeira - ESF
|
Poliana Ciqueira Domingues Toledo
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Alessandra dos Santos de Jesus
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Ana Paula Marques Ramos
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Bianca Jose de Oliveira Santana Vieira
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Claudia do Couto Rocha
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Edna Lima Cavalcante
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Fatima Consoladora Fabiano dos Reis
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Joelma Maria da Silva
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Simone Monteiro da Silva
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Elisa Amâncio da Silva
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Luciana Lopes de Souza
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Rafaella Vanessa de Moraes
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Raiany Chaves de Souza
| |
Técnica de Enfermagem - ESF
|
Renata Loureiro Rodrigues
| |
Dentista – ESF
|
Eduardo Cláudio Alcantara Souto da Silva
| |
TSB-ESF
|
Simone Monteiro da Silva
| |
ASB – ESF
|
Elisa Amâncio da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Alexane da Silva Teixeira de Oliveira dos Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
América Câmara de Lima
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Ana Paula Sobral da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Anivaldo Baptista Pinto Filho
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Arthur da Silva Cardoso
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Cleber Moreira Veliago
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Daiane Gonçalves castro Maia
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Daniela Barreto Grego
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Darlan Ribeiro Lopes
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Edson Correia de Paula
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Esther de lima Rocha Silveira
| |
Agente Comunitário de Saúde – ESF
|
Fernando de Oliveira Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Gabriela Rodrigues de Souza Paulino
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Glauber da Silva Cruz
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Handra Violeta Valiceli Pereira
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Isabela Rejane da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Janaína Lopes Cordão de Barros
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Janete Penha da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Juliana Cardoso de Aguilar
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Juliana da Silva Sousa
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Kelly Vilarinho dos Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Lorran Costa dos Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Luis Mauri de Lima Cremonte
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Marcia da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Marcos Felipe Alves da Costa
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Maria Aparecida Gomes da Silva Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Maria Cristina de Andrade Camargo
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Maria de Fátima Honório dos Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Maria Leuda de Oliveira Doria
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Mônica Pereira da Silva
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Mônica da Silva Ávila
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Nathália Maria Ferreira Abrahão
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Patrícia da Cunha Correia
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Reliane Ávila de Lima
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Renata Mendes Escovino
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Roberto Cosme Calvano Serra
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Ruth Cristine Hybner de Souza Sofia
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Silvia Maria Moura Paz de Azevedo
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Simone Dias de Paula Rosa
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Solange Queiroz Jasmim
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Tais Maranhão de Oliveira
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Tatiane Fernandes de Azevedo Serra
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Teresa Andreia Ferreira da Costa
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Thereza Cruz dos Santos
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Valéria da Silva Pontes Barbosa
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Valéria Jasmim Mello
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Vanessa Cunha da Silva Pereira
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Vanilsa Gonçalves de Azevedo
| |
Agente Comunitário de Saúde - ESF
|
Viviane Guiot Pereira Nielman da Costa
| |
Auxiliar de Enfermagem/Chefe II - Barreiros
|
Sandra Valéria dos S. Gonçalves
| |
Enfermeiro/curativo
|
Sóstenes Alves Coração
| |
Enfermeira - Barreiros
|
Maryneide Santos Costa
| |
Enfermeira/Licença médica
|
Maria Emília Lima Braz
| |
Enfermeiro
|
Juarez da Silva Nazareth
| |
Enfermeira
|
Tania Maria Braz Victoriano
| |
Auxiliar de enfermagem/Fisioterapia
|
Mônica da Silva Alves
| |
Auxiliar de enfermagem - Barreiros
|
Valéria dos Santos Moraes
| |
Auxiliar de enfermagem/Laboratório
|
Raquel Francisca dos Santos
| |
Auxiliar de enfermagem/Imunização
|
Maria Thereza Salles de Barros
| |
Auxiliar de enfermagem/Licença médica
|
Joseli de Santana
| |
Auxiliar de enfermagem - Barreiros
|
Andreia Maria Ribeiro Gregório
| |
Auxiliar de enfermagem/Licença médica
|
Leoni Terezinha de Oliveira
| |
Auxiliar de enfermagem/Imunização
|
Márcia Cristiane S. Damasceno
| |
Auxiliar de enfermagem/Imunização
|
Marcia de Souza de Morais
| |
Auxiliar de enfermagem/Aux. de Chefia II - Barreiros
|
Neuma Oliveira dos Santos
| |
Auxiliar de enfermagem/Fisioterapia
|
Gabriela Eudocia Marciano dos Santos
| |
Auxiliar de enfermagem/Laboratório
|
Maria Lúcia de Araujo Silva
| |
Auxiliar de enfermagem - Barreiros
|
Juçara de Jesus da Silva
| |
Auxiliar de enfermagem - Laboratório
|
Noêmia Mendes Pinto
| |
Auxiliar de enfermagem -Barreiros
|
Jozima da Silva Gregório Ribeiro
| |
Auxiliar de enfermagem/Curativo
|
Adriana Quintino
| |
Auxiliar de enfermagem/Curativo
|
Maria Raquel da C. Reis
| |
Auxiliar de enfermagem/Laboratório
|
Rosemery Ramos de Oliveira
| |
Auxiliar de enfermagem/Esterelização
|
Sulamita Fidelis
| |
Auxiliar de enfermagem/Imunização
|
Ly Regina da Silva Gomes
| |
Auxiliar de Enfermagem – Barreiros
|
Lizete Pinto de Andrade
| |
Auxiliar de enfermagem/esterelizaçao
|
Valda Rodrigues dos Santos
| |
Auxiliar de enfermagem/esterelizaçao
|
Dinaci Cardoso Pinto
| |
Auxiliar de enfermagem/curativo
|
Geraldo Satyro S. Filho
| |
Auxiliar de enfermagem/imunizaçao
|
Maria de Lourdes de P. Lopes
| |
Auxiliar de enfermagem/esterelizaçao
|
Neide de Souza Gomes
| |
Auxiliar de enfermagem/esterelizaçao
|
Zelina Nazaré Mesquita
| |
Auxiliar de enfermagem/licença medica
|
Julia Ernesta V. de Carvalho
| |
Ag. de Administração/Chefe II
|
Fábio Eduardo da S. M. de Sant´Anna
| |
Ag. de administração
|
Marcia Oliveira Moura
| |
Agente de Portaria
|
Solange dos Santos Braga
| |
Agente de Doc. Médica/Chefe II
|
Ana Cristina dos Santos Cabral
| |
Ag. de administração
|
Cristina Maria Ribeiro Ramos
| |
Ag. de administração
|
Eduardo Amaro dos Santos
| |
Ag de Portaria
|
Marilene Ferreira da Silva
| |
Auxiliar de enfermagem
|
Mauro Neves de Farias
| |
Datilógrafo
|
Albertina Baptista Mello
| |
Datilógrafo/barreiros
|
Eduardo Cesar Brandes
| |
Ag. de administração
|
Ana Maria Alves Freitas
| |
Ag. de Administração
|
Edneia Cardoso de A. Mendonça
| |
Ag. de administração
|
Solange Gonçalves Alves Barbosa
| |
Ag. de Portaria
|
Derci Correia de Lima
| |
Ag. De Portaria/barreiros
|
Eduardo da Silva Pontes
| |
Ag. de Portaria
|
Jocimar Ferreira dos Reis
| |
Telefonista
|
Juçara dos Santos Moreira
| |
AOSD/arquivo
|
Antônio Carlos de Andrade
| |
AOSD/barreiros
|
Dina de Souza e Silva Espíndola
| |
Art.Carpintaria e Marcenaria/arquivo
|
Adair Francisco Dias Moreira
| |
Ag. de Administração
|
Felipe Adum
| |
Auxiliar de enfermagem/Almoxerifado
|
Márcia Ferreira Maia
| |
Médica - Clínica-Médica/barreiros
|
Ilara de Mello Schiavo
| |
Médica – Reumatologista/Barreiros
|
Patrícia Nunes Teixeira
| |
Médico – Clínica Médica/Barreiros
|
Armando da Graça Gonçalves
| |
Médico - Ortopedista
|
Mario Sergio L. Pinto
| |
Médico – Pediatria
|
Luiz Cláudio Torreão
| |
Psicóloga
|
Ana Luiza Gonçalves Neves
| |
Psicóloga
|
Gabriela Chataignier Gadelha da Costa
| |
Psicóloga
|
Susan Lemos Gibson
| |
Médica - Psiquiatra
|
Marília Gonçalves de Moraes
| |
Nutricionista
|
Dolores Maria de Nascimento Carvalhosa
| |
Nutricionista
|
Maria Lúcia de Lima
| |
Médica – Radiologista/licença maternidade
|
Fabiana Carvalho Dorileo
| |
Técnico Operador de Raio X/laboratório
|
Cecília Maria Lopes Valentim
| |
Auxiliar de Enfermagem/laboratório
|
Carlos Alberto Gouveia Grimaldi
| |
Auxiliar Administrativo/laboratório
|
Afonso Gomes de Oliveira Neto
| |
Cirurgião Dentista/Chefe I
|
Vinicius Macieira C. de Albuquerque
| |
Cirurgião Dentista/Chefe II
|
Danielli Costa Schmitz
| |
Cirurgião Dentista
|
Regina Maria Castro de Oliveira
| |
Cirurgião Dentista
|
Marise Martins Henriques
| |
Cirurgião Dentista
|
Daniella Gama de carvalho Ramos
| |
Cirurgião Dentista
|
Luciana Dinoá Gonçalves Deccax
| |
Cirurgião Dentista
|
Ana Carla Cunha Ribeiro
| |
Cirurgião Dentista
|
Bianca Poncioni Santos Guilherme
| |
Cirurgião Dentista
|
Valesca Pontes de Freitas Cruz
| |
Cirurgião Dentista
|
Celso de Saules Campista
| |
Cirurgião Dentista
|
Márcio de Carvalho Ribeiro
| |
Cirurgião Dentista (DUPLA JORNADA ENTRA?)
|
Marie Rose Fuster Mouta
| |
Ag. De Doc. Médica
|
Marcelo Silva Fernandes
| |
THD
|
Simone Monteiro da Silva
| |
THD
|
Lúcia de Fátima Maia dos Santos
| |
ACD – Viva Comunidade
|
Jaciara Rodrigues da Silva
| |
Farmacêutica
|
Luciene Gasse Silva
| |
Farmacêutica
|
Mara Rubia Mendes de Souza
| |
Agente de Administração
|
Sergio Barbosa Marinho
| |
Auxiliar de Enfermagem/esterelização
|
Djanete Alves da Silva
| |
Agente Administrativo
|
Norma Cristina Queijo Ribeiro
| |
Auxiliar de Enfermagem/farmácia?
|
Maria das Graças Ferraz de Lima
| |
Telefonista
|
Marli Silva de Oliveira
| |
Ricardo Tadeu Abreu
|
Datilógrafo
| |
Fisioterapeuta/Chefe II
|
Ronaldo Alves Caloeiro
| |
Fisioterapeuta
|
Sergio Luiz Silva Amaral
| |
Fisioterapeuta
|
Maria Amélia Netto Santos
| |
Fisioterapeuta
|
Julia Conceição Quintino Soares
| |
Fisioterapeuta
|
Antônio José Carvalho da Silva
| |
Fisioterapeuta
|
Cenira Cristina de Gouveia Pereira
| |
Fisioterapeuta
|
Simone dos Passos Relva Freire
| |
Fisioterapeuta
|
Cíntia dos Anjos Paulino
| |
Fisioterapeuta
|
João Batista Cardoso Diniz
| |
Fisioterapeuta
|
Rosemery Sampaio de M. Macedo
| |
Fonoaudióloga
|
Patrícia Marinho da Silva Cordeiro
| |
Fonoaudióloga
|
Monica Marques
| |
Fonoaudióloga
|
Silvana da Gama Pastana
| |
Fonoaudióloga
|
Simone de Menezes Costa
| |
Fonoaudióloga
|
Adriana Sayão Araújo
| |
Fonoaudióloga
|
Suzana Marcia Cruz Fontana
| |
Terapeuta Ocupacional
|
Deise Fragoso de Almeida Loureiro
| |
Terapeuta Ocupacional
|
Paula Cristina Ribeiro do Amaral
| |
Terapeuta Ocupacional
|
Renata Mello de Souza Sardenberg
| |
Musicoterapeuta
|
Vania Eliza Passos Bispo Pereira
| |
Auxiliar de Enfermagem
|
Helena de Lourdes M. de Souza
| |
Agente de Serv. Complement.
|
Amauri José de Mello
| |
AOSD
|
José Carlos Rodrigues da Silva
| |
Agente de Administração/Diretor IV
|
Marcus Vinícius Alves da Silva
| |
Servente/Assistente II
|
Iran Amaral Pereira
| |
Art. Carp. E Marcenaria
|
Edvaldo Vieira Lima
| |
Art. Carp. E Marcenaria
|
José Carlos Ferreira
| |
Art. Carp. E Marcenaria
|
Nilo Nunes da Hora
| |
AOSD
|
Francisco Carlos Crispiniano
|
Território de responsabilidade de Atenção Primária do CMS MCRP
Mapa por MA/ Equipe Pedreira ESF-MCRP
ACS Temporária
|
Alexane da Silva Teixeira de Oliveira dos Santos
|
ACS MA03
|
America Camara de Lima
|
Téc. de Enfermagem
|
Edna Lima Cavalcante
|
Médico
|
Maria Freire Campello
|
ACS MA02
|
Maria Leuda de Oliveira Doria
|
Enfermeiro
|
Monicele Quintino de Oliveira e Silva
|
ACS MA01
|
Reliane Ávila de Lima
|
ACS MA04
|
Renata Mendes Escovino (licença médica)
|
ACS MA05
|
Ruth Cristine Hybner de Souza Sofia
|
Mapa por MA/ Equipe Siriema ESF-MCRP
ACS MA05
|
Arthur da Silva Cardoso
|
Médico
|
Breno de Oliveira Ventura
|
ACS MA01
|
Darlan Ribeiro Lopes
|
ACS MA03
|
Edson Correia de Paula
|
Téc. de Enfermagem
|
Joelma Maria da Silva
|
Enfermeiro
|
Patricia Ferreira Ribeiro
|
ACS MA04
|
Teresa Andreia Ferreira da Costa
|
ACS MA02
|
Thereza da Cruz dos Santos
|
Mapa por MA/ Equipe Borgauto ESF-MCRP
Téc. de Enfermagem
|
Alessandra dos Santos de Jesus
|
Enfermeiro
|
Alessandra Lopes Vital
|
ACS MA03
|
Ana Paula Sobral da Silva
|
ACS MA02
|
Anivaldo Baptista Pinto Filho
|
Médico
|
Fabiana dos Santos Oliveira (Ter/Qua)
|
Médico
|
Gabriellen Vitiello (Qui/Sex)
|
ACS MA04
|
Maria Aparecida Gomes da Silva Santos
|
ACS MA05
|
Patricia da Cunha Correia
|
ACS MA01
|
Solange Queiroz Jasmim
|
Mapa por MA/ Equipe Cohab ESF-MCRP
Enfermeiro
|
Andrei Boscarino de Menezes Silva
|
Téc. de Enfermagem
|
Cláudia do Couto Rocha
|
ACS MA05
|
Daniela Barreto Grego
|
ACS MA04
|
Esther de Lima Rocha Silveira
|
ACS MA01
|
Janete Penha da Silva
|
ACS MA02
|
Marcos Felipe Alves da Costa
|
ACS MA03
|
Maria Cristina de Andrade Camargo
|
Médico
|
Marília Cesca de Gouveia (Qua/Sex)
|
Médico
|
Rita de Cassia Soarez Barroso da Silveira (Ter/Qui/Sex)
|
Mapa por MA/ Equipe Andiroba ESF-MCRP
Enfermeiro
|
Camila Chagas Zysko
|
Médico
|
Felipe Maghelly Menezes Moreira (Qua/Sex)
|
ACS MA01
|
Juliana Cardoso de Aguilar
|
ACS MA03
|
Juliana da Silva Sousa
|
ACS MA04
|
Maria de Fátima Honório dos Santos
|
Médico
|
Paula Schettino Rigolon (Seg/Ter)
|
Téc. de Enfermagem
|
Rafaella Vanessa de Moraes
|
ACS MA02
|
Tatianne Fernandes de Azevedo Serra
|
ACS MA05
|
Vanilsa Gonçalves de Azevedo
|
Mapa por MA/ Equipe Nações ESF-MCRP
ACS MA04
|
Daiane Gonçalves Castro Maia
|
Enfermeiro
|
Emily Regly Lemos Guimarães Rédua
|
ACS MA05
|
Luis Mauri de Lima Cremonte
|
Médico
|
Luiz Carlos Noronha Silveira
|
Téc. de Enfermagem
|
Raiany Chaves de Souza
|
ACS MA01
|
Roberto Cosme Calvano Serra
|
ACS MA02
|
Silvia Maria Moura Paz de Azevedo
|
ACS MA03
|
Vanessa Cunha da Silva Pereira
|
Mapa por MA/ Equipe Ceci ESF-MCRP
ACS MA05
|
Cleber Moreira Veliago
|
Enfermeiro
|
Fabiane Gonzalez Gimenez
|
Téc. de Enfermagem
|
Fatima Consoladora Fabiano dos Reis
|
ACS MA02
|
Janaína Lopes Cordão de Barros
|
Médico
|
Lorena Sherman Beretto de Castro
|
ACS MA04
|
Marcia da Silva
|
ACS MA03
|
Mônica da Silva Ávila
|
ACS MA01
|
Valéria Jasmim Mello
|
Mapa por MA/ Equipe Santa Rita ESF-MCRP
Téc. de Enfermagem
|
Ana Paula Marques Ramos
|
ACS MA04
|
Elaine Guimarães da Silva
|
ACS MA03
|
Elenice dos Santos Miguez de Lima
|
Enfermeiro
|
Fernanda Carvalho Soares Sampaio de Freitas
|
ACS MA02
|
Fernando de Oliveira Santos
|
Médico
|
Fernando Pires de Farias (Seg/Sex)
|
ACS MA05
|
Isabela Rejane da Silva
|
ACS MA01
|
Nathália Maria Ferreira Abrahão
|
Médico
|
Sandro da Silva Prinsceswal (Ter/Qua)
|
Mapa por MA/ Equipe Santa Luzia ESF-MCRP
ACS MA05
|
Gabriela Rodrigues de Souza Paulino
|
ACS MA04
|
Glauber da Silva Cruz
|
ACS MA01
|
Kelly Vilarinho dos Santos
|
Téc. de Enfermagem
|
Luciana Lopes de Souza
|
Enfermeiro
|
Poliana Ciqueira Domingues Toledo
|
Médico
|
Raissa Barros Martins
|
ACS MA03
|
Tais Maranhão de Oliveira
|
ACS MA02
|
Valeria da Silva Pontes Barbosa
|
Mapa por MA/ Equipe Baturité ESF-MCRP
Téc. de Enfermagem
|
Bianca Jose de Oliveira Santana Vieira
|
ACS MA05
|
Handra Violeta Valiceli Pereira
|
ACS MA01
|
Lorran Costa dos Santos
|
Médico
|
Michelle Haubrichs Alves Rodrigues
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ACS MA02
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Monica Pereira da Silva
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Enfermeiro
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Nathalia Lavareda de Alencar de Amorim
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ACS MA04
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Simone Dias de Paula Rosa
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ACS MA03
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Viviane Guiot Pereira Nieman da Costa
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TERRÍTORIO DE RESPONSABILIDADE SANITÁRIA DA PMCRP:
POPULAÇÃO: 43655 pessoas
O território de responsabilidade sanitária da PMCRP engloba os bairros de Ramos, Bonsucesso e parte de Olaria. A atenção Primária sem ESF possui 34748 pessoas, a área da Estratégia cobre 8907 usuários com 10 Equipes de Saúde da Família.
CAPÍTULO II
MISSÃO, VALORES
Missão
Promover o acesso às ações e serviços de saúde visando à universalidade e integralidade da assistência. Atuar junto aos determinantes do processo saúde-doença através de atividades de promoção e prevenção de doenças. Ampliar a participação e o controle social. Prestar atendimento de qualidade visando à integralidade das ações, a equidade do acesso e a defesa pela vida, oferecendo cuidados em saúde de maneira integral, universal e resolutiva.
Valores
Garantia dos princípios da universalidade de acesso, equidade e integralidade do cuidado.
Garantia do direito a saúde gratuita, direito à informação do usuário quanto à utilização do serviço de saúde e quanto as informações sobre sua saúde.
Prestação das ações e serviços de saúde com qualidade, eficiência e resolutividade, utilizando recursos públicos de forma adequada e eficaz.
Garantia de sigilo das informações sobre o usuário e respeito à decisão do usuário acerca da sua saúde.
CAPÍTULO III
ESTRUTURA ORGÂNICA E SEU FUNCIONAMENTO
A organização interna da unidade é composta por uma estrutura de gestão e de prestação de cuidados em saúde. Volta-se para serviços direcionados para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Do mesmo modo, apostamos na construção da gestão participativa, em que profissionais, usuários e gerentes compartilham as decisões acerca do funcionamento da unidade e se co-responsabilizam pela atenção integral à população.
Organograma:
- DIREÇÃO GERAL DA UNIDADE
A direção geral da unidade tem a responsabilidade técnica e administrativa da unidade com a função de gerenciar e articular todos os serviços da PMCRP, utilizando todos os instrumentos de gestão, articulação, informação e controle a fim de garantir o cumprimento dos objetivos do regulamento interno da unidade para uma melhor prestação de serviços de saúde ao seu território de responsabilidade.
DIREÇÃO ADMINISTRATIVA
A direção administrativa da unidade tem função de assessorar administrativamente o diretor geral da unidade; coordenar atividade dos administrativos, garantindo o cumprimento dos objetivos do regulamento interno; gerenciar os contratos administrativos da unidade; controle da conservação, manutenção e aquisição de patrimônio da unidade; controle das correspondências, circulares, memorandos e ofícios produzidos pela unidade, procedendo seus encaminhamentos e co-responsabilidade do fundo rotativo da unidade.
- COORDENADOR E RT
Responsável por articular os serviços de saúde da unidade, integrando e gerenciando os programas e projetos de saúde existentes na CMSMCRP.
Essa seção é responsável pelos seguintes setores e programas:
- SETORES:
- INFORMAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO:
- Recepção
- Arquivo
- Central de regulação
- Gerenciamento de informações locais – GIL
- - Balcão/Recepção
Setor responsável pela abertura de prontuário no sistema GIL, ficha de pronto-atendimento, marcação de consultas, cadastro de usuários no (CNS) Cartão Nacional do SUS, via web, recebimento das guias de referência para central de regulação e entrega das autorizações das consultas e exames externos marcados pelo NIR (Núcleo interno de regulação).
- Abertura de prontuário:
Para abertura de prontuário são necessários o pedido do profissional, documento de identificação e comprovante de residência. Desde que foi implantado o sistema GIL na unidade todos os prontuários abertos a partir desse período foram cadastrados no mesmo, de forma completa.
- Cadastro de usuário no Cartão Nacional de Saúde (CNS):
É gerado para qualquer usuário tendo prontuário na unidade ou não, é feito na hora através da CADWEB. Ele é obrigatório para absorção da Ginecologia, em consultas de Pré Natal, Preventivos e também para a entrada de exames e consultas na regulação da unidade.
Fluxo de Marcação de consultas no ambulatório da CMSMCRP:
CLÍNICA
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ÁREA DE ABRANGÊNCIA
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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA 1ª VEZ - ESF
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MARCAÇÃO
PARA RETORNO
Barreiros
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1- Clínica Médica
(PH E PD)
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CMS MCRP
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Encaminhamento interno/externo, doc. de identif. e compr. de residência
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Pedido médico e
Cartão da Unidade
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2- Dermatologia
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CMS MCRP e referência secundária do Complexo do Alemão
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Encaminhamento interno/externo, doc. de identif. e compr. de residência
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Direto com o profissional no setor.
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3- Endocrino - PDI
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CMS MCRP e referência secundária do Complexo do Alemão
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Encaminhamento interno/externo, doc. de identif. e compr. de residência
|
Pedido médico e
Cartão da Unidade
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6- Nutrição
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CMS MCRP e Compl. Alemão
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Encaminhamento para clínica, doc. de identif. e compr. de residência
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Pedido médico e
Cartão da Unidade
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7- Odontologia
CMS MCRP
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CMS MCRP
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Agendados no setor com doc. de identidade e comprovante de residência
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No setor de odontologia
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7a - Odontologia
ESF
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Área de abrangência das 03 equipes
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Cadastro realizado pelos agentes de saúde
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No setor de odontologia
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7b - Odontologia CEO
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CMS MCRP e referência para área da Cap. 3.1
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Doc. de identidade, guia de referência e agendamento Sisreg.
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No setor de odontologia
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8- Ortopedia
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CMS MCRP e Área da CAP 3.1
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Encaminhamento interno/externo através do SISREG, doc. de identif. e compr. de residência doc. de identificação
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Pedido médico e
Cartão da Unidade
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11- Planejamento Familiar
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CMS MCRP
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Grupo realizado pela ESF com 3 encontros mensais
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Encontros mensais
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14- Psiquiatria
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CMS MCRP
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Matriciamento para com as equipes da ESF
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16 - Reabilitação
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CMS MCRP e Área da CAP 3.1
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Agendamento pelo SISREG
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Remarcação pelo SISREG
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17- Reumatologia
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Sub -sistema Leolpoldina Sul
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Encaminhamento dos ortopedistas, encaminhamento externo regulado pela CAP 3.1
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Cartão da Unidade e planilha de marcação
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1.2 - Arquivo:
Setor responsável pela retirada, arquivamento e levantamento dos prontuários com mais de 10 anos sem uso.
1.3 - NIR (Núcleo Interno de Regulação):
Setor responsável pela solicitação de marcação de consultas e exames no Sistema de regulação (SISREG), agendamento de exames de imagem através do sistema klinikos e contato telefônico com os pacientes marcados.
O recebimento das guias de referência do SUS dos moradores do território é de responsabilidade do CMS MCRP independente da unidade de saúde solicitante.
É necessário que os profissionais solicitantes preencham todos os dados contidos na Guia de referência, principalmente o CID.
No momento da entrega da guia na Recepção é necessário que o paciente forneça alguns dados, como: nome do paciente, nome da mãe, data de nascimento, identidade, raça, CPF, endereço e telefone de contato.
Ao final do dia, a recepção entrega a xérox das guias à central de Regulação para agendamento no SISREG, devidamente preenchidas com todos os dados necessários.
1.4 - Gerenciamento de informações locais (GIL):
Setor responsável pela digitação da produção dos atendimentos da unidade.
2- SETOR DE RECURSOS HUMANOS:
2.1 - Função e atribuições básicas
A função básica da Seção de Recursos Humanos é de prestar serviço aos Servidores lotados nesta Unidade de Saúde em sua vida funcional, visando coincidir seus direitos e interesses com os interesses públicos, sempre levando em consideração o Amparo Legal que é necessário para poder interpretar corretamente as normas que regulamentam o Funcionalismo Público.
O Setor trabalha sempre embasado no Estatuto do Funcionalismo Público Municipal (Lei N° 94/79), Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro (LOMRJ) e todas as Leis/Resoluções que são publicadas no sentido de orientar novos procedimentos propostos e desenvolvidos por órgãos superiores no âmbito municipal. Por ser uma unidade municipalizada, a mesma possui também servidores Federais em sua constituição, sendo assim necessitamos do Estatuto dos Funcionários Públicos Federais (Lei N° 8112/90) e também com todas as Leis/Resoluções Federais que por ventura venham a modificar algum procedimento já instaurado e em andamento.
2.2 - Atribuições do setor:
- Controle de freqüência em geral (Inserção de Faltas, Impontualidades, Advertências, Licenças Usufruídas, Férias, anotações e qualquer outra sinalização necessária no Cartão de Ponto do Servidor);
- Consulta geral ao Sistema de Informação Gerencial da Prefeitura (ERGON) em relação a assunto de RH;
- Fornecimento de Bol. de Inspeção Médica para obtenção de Licença Médica -Para o próprio (Art. 88) ou para pessoa da Família (Art. 100);
- Planilha de Solicitações de Licença Especial, juntamente com quantitativo de servidores afastados;
- Emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (Art. 99);
- Despacho de solicitação e cumprimento de exigências em Processos Administrativos, dentre eles podemos citar alguns exemplos;
- Readaptação
- Ressarcimentos diversos (Pecuniário, Vale Refeição/Alimentação, Produtividade por Média, descontos indevidos, Adicional Noturno não pago)
- Dispensa de Ponto
- Licenças (Sem Vencimento, para Acompanhar Cônjuge)
- Aposentadorias
- Incorporação de Chefia
- Averbação de Tempo de Serviço
- Retificação de Frequência
- Emissão de Boletim de Lotação (quando o servidor é apresentado à unidade) e emissão de Ofício de Apresentação (quando o servidor está sendo apresentado pela unidade);
- Indicação/Dispensa de Cargo em Comissão/Função Gratificada;
- Abertura e/ou atualização de pastas cadastrais de servidores lotados na unidade;
- Confecção de Crachás dos Servidores;
- Informações sobre dúvidas particulares relativas aos direitos e deveres dos Servidores (pessoalmente ou via telefone) ou ainda Orientações Gerais afixadas em Murais informativos visíveis pelos funcionários de toda a Unidade de Saúde;
- Entrega de documentação aos Servidores como por exemplo:
- Portarias
- Processos
- Planilhas
- Fax
- Boletins
- Execução de Planilhas Mensais:
- Tickets Alimentação/Refeição;
- Dupla Jornada;
- Gratificação de Emergência (GEDE);
- Gratificação de Desempenho e Produtividade (GDP Antiga Produtividade);
- Freqüência de Funcionários Cooperativados;
- Freqüência dos Prestadores de Serviços à Comunidade;
- Planilha de Solicitação de Férias (Dentro ou fora do prazo).
- Leitura diária de Diário Oficial (Municipal e Federal) tendo em vista que alguns benefícios solicitados necessitam sair publicados;
- Confecção, envio e arquivamento de Ofícios, Memorandos e Guias de Remessa Expedidos ou Recebidos pela unidade e referentes ao setor de RH;
- Orientação, Análise e envio de documentos para abertura de Processos Administrativos junto à Coordenadoria de Saúde da Área Programática 3.1 (CAP 3.1);
- Memorando pedindo Declaração para solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição junto ao INSS.
Lembramos que a seção de RH é uma das quais precisa sempre de informações atualizadas dos demais setores da Unidade. Sendo assim, ela se torna um setor Estratégico para levantamentos de “situações limite” e tomada de decisões. Por essa característica inter-setorial, quando possível, o RH está disposto a atuar em conjunto com os serviços que necessitam de apoio naquele momento, como por exemplo cedendo servidores para ajudarem na vacinação contra Gripe Comum e H1N1.
3- SERVIÇO DE APOIO AO DIAGNÓSTICO
3.1 – EQUIPE DO SETOR:
3.2 - Atividades desempenhadas pelos profissionais:
- Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas - faz a assepsia de agulhas e vidraria, como provetas, pipetas, tubos, seringas e outros recipientes, lavando-os, esterilizando-os e secando-os, para garantir o seu uso dentro do que impõe as normas; limpa instrumentos e aparelhos, como microscópio, centrífugas autoclaves ou estufas utilizando panos, escovas ou outros expedientes, para escovas ou outros expedientes, para conservá-los e possibilitar o seu uso imediato; faz colheitas de amostras de sangue e outros materiais, utilizando técnica especial, instrumentos e recipientes apropriados, para possibilitar exames dessas substâncias; auxilia na realização de várias tarefas de laboratório.
- Auxiliar de Enfermagem - Promover a higiene e conforto dos pacientes; faz encaminhamentos e pedidos de materiais para exames; relatar as intercorrências e observações dos pacientes; executa ações assistenciais de enfermagem correlatas com as funções de auxiliar de enfermagem; executa outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade, tais como coleta de sangue e correlatos; obedece às normas técnicas de biossegurança na execução de suas atribuições.
- Agente Administrativo – executa serviços da área administrativa, tais como, agendamento de pacientes para realização de exames de coleta de sangue, entrega de resultados laboratoriais; separação, classificação e arquivamento de exames; atendimento ao público, orientando-o e encaminhando-o ao setor responsável para realização dos exames.
- 4 – Setor de Farmácia:
4.1- Descrição do Fluxograma Operacional:
- O almoxarifado de Farmácia é composto de uma área de estoque de medicamentos, uma área de estoque de controlados (que fica chaveada), um escritório (com computador);
- O horário de funcionamento da Farmácia é de 8:00 h às 18:00h, durante este intervalo de tempo são realizadas várias dispensações e recebimentos de medicamentos;
- Recebemos Medicamentos Oriundos do APOIO (S/CIN/CAL), da CAP 3.1 e dos Laboratórios Farmacêuticos (licitados pela Prefeitura);
- Dispensamos medicamentos para os setores internos da unidade (Setores Consumidores) entre eles: a Farmácia de dispensação (situada no 1ª andar), a enfermagem, a odontologia, a fisioterapia, a sala de imunização, entre outros;
- A farmácia possui vários programas de saúde entre eles: Programa de Tuberculose, de Hanseníase, de Hipertensão e Diabetes, de Saúde Mental e Saúde da Mulher;
- O CMSMCRP dispõe do programa de Saúde Mental, por isso temos medicamentos controlados;
- A escrituração e o controle dos controlados são realizados pelo Farmacêutico;
4.3- ROTINAS DA FARMÁCIA DO PMCRP:
Nº
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AGENDA
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PERÍODO
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OBSERVAÇÃO
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Realizado por:
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01
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Pedido de Requer
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Bimensal- CAP 3.1 envia disquete
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Pedido baseado no estoque Atual
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02
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Pedido de Medicamentos- Pregão
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Mensal enviar por e-mail
Para CAP 3.1
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Pedido é feito 1º dia de cada mês. Atende necessidades não completadas pelo requer
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03
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Pedido de Medicamentos- Saúde Mental
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É feito até 15 º dia de cada mês
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04
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Pedido de Medicamentos - Tuberculose
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Até dia 20 de cada mês
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Enviar a estatística e o pedido para o programa de DST
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05
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Pedido de Medicamentos Saneantes
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Até dia 15 de cada mês. Bimensal, enviar por e-mail para CAP 3.1
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Se autorizado pela CAP 3.1, recebemos do S/CIN/Cal
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06
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DME- SIGMA
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Mensal- início do mês seguinte
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Enviar a Direção com vista a CAP 3.1 para abrir processo
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07
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DMA-SIGMA
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Anual- no final de cada ano, até 30 /31 de dezembro
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Enviar a Direção com vista a CAP 3.1 para abrir processo
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08
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Contagem de Estoque
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Todo mês após retirada DME e posição de estoque
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Conferir com SIGMA- ver prazo de validade
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09
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Reposição de Estoque na Dispensação- RIM
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Toda 2ª e 4ª feira da semana. Verificar o que falta
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Deverá ser feita pelos servidores da Dispensação
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10
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Reposição de estoque da ENf., Odonto, etc.
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Até 3ª feira de toda semana, para ser separado em tempo hábil
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Deverá ser solicitado pela Enfermeira, dentistas, credenciadas pela unidade
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11
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DMM- entrada e saída do SIGMA
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Até quinta feira de cada semana
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Feita pelas farmacêuticas
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12
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Estatística de Psicotrópicos
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Preencher programa on-line
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Será feita mensalmente Chefe da Farmácia
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13
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Recebimento de Medicamentos
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Quando necessário
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Func. Norma
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4.4 - Atribuições dos funcionários do almoxarifado de farmácia:
- A Farmácia do CMSMCRP é composta atualmente de 02 (duas) farmacêuticas, 01 (uma) estoquista, 04 (quatro) dispensadores. Cada um desses profissionais tem as suas atribuições dentro da Farmácia para que a Rotina seja cumprida.
- Os funcionários lotados no estoque desta farmácia devem receber os medicamentos dos fornecedores, confirmando se o endereço do destinatário confere com o nosso endereço;
- Tirar xerox de todas as notas fiscais;
- Entregar a Nota Fiscal à Direção Administrativa (original) carimbada e assinada pelos responsáveis da Farmácia;
- Colocar os medicamentos com validade mais curta a frente, para serem retirados primeiro;
- Atender os pedidos semanais da Farmácia de dispensação, da enfermagem, da odontologia, entre outros;
- Avisar aos Farmacêuticos sobre os lotes que irão vencer com, no mínimo, 03 meses de antecedência;
- Avisar os Farmacêuticos sobre qualquer irregularidade observada no estoque.
4.5 - Atribuições dos funcionários da Dispensação de Farmácia:
- Fazer duas vezes por semana o pedido semanal para Farmácia, vendo sempre a necessidade de encher as gavetas para os medicamentos mais requisitados;
- Retirar das prateleiras os medicamentos que estão para vencer, pelo menos, com 03 meses de antecedência;
- Preparar uma área de segregação: área reservada para medicamentos vencidos, danificados;
- Arrumar em ordem alfabética as prateleiras de medicamentos;
- Separar no ato da dispensação as receitas de controlados/ receitas comuns;
- Trocar caixas danificadas para armazenamento de medicamentos;
- Manter as gavetas de medicamentos abastecidas;
- Não deixar a Farmácia suja;
4.6- Atribuições do Farmacêutico da Unidade CMSMCRP
- Os farmacêuticos da PMCRP devem fazer todas as atribuições ligadas a dispensação e ao estoque;
- Arrumar a dispensação, supervisionar a arrumação da dispensação;
- Arrumar o estoque e supervisionar a arrumação do estoque;
- Fazer o atendimento aos fornecedores licitados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Pregão;
- Fazer o atendimento e recebimento dos Medicamentos do Apoio, S/CIN/CAL, Unidades solicitantes como CAP 3.1;
- Fazer atualização do Sistema PCE SIGMA ligado em Rede a Prefeitura do Rio do Janeiro, dando entrada e saída de todos medicamentos que chegam ou saem do almoxarifado da farmácia;
- Fazer a contagem do estoque de medicamentos e atualização das fichas de prateleira;
- Fazer as Estatísticas de cada programa existente na unidade como: Hanseníase, Hipertensão e Diabetes, Tuberculose, Controlados, Saúde Mental, Saúde da Mulher, entre outras;
- Fazer o atendimento semanal dos setores consumidores como: Enfermagem, Farmácia de dispensação, Odontologia, Imunização, Fisioterapia;
- Elaborar escala de férias, escala de serviço;
- Comparecimento a reuniões fora e dentro da Unidade;
- Atendimento a Ouvidorias, Controladorias;
- Encaminhamento e resposta a processos direcionados a farmácia;
- Separação de medicamentos para os PSFs Adeus, Alemão, Baiana, Nova Brasília, Manguinhos e Esperança;
- Supervisão dos funcionários, da limpeza e da organização da farmácia;
- Solicitação via internet ou telefônica de medicamentos faltosos na farmácia;
- Atendimento ao usuário;
- Assistência Farmacêutica, através do uso adequado do medicamento, das reações adversas;
- Participação de cursos obrigatórios oferecidos pela Prefeitura, muitas vezes, fora da unidade;
5 – SETOR DE ODONTOLOGIA
5.1 – FLUXOGRAMA
5.2 - Rh Odontologia:
Cirurgiões-dentistas: 15
- 6 clínicos (1 necessidades especiais)
- 3 endodontistas
- 3 ortodontistas
- 2 cirurgiões
- 1 chefia
Técnicas de Saúde Bucal: 2
Auxiliares de Saúde Bucal: 4
Administrativos: 2
5.3 - PROTOCOLOS DE ATENDIMENTOS:
5.3.1 ESF
- Área de abrangência
- Moradores da área coberta pela ESF
- Perfil dos usuários:
- Adultos e crianças
- Ações oferecidas:
- Ações coletivas: acolhimento dos usuários com avaliações das necessidades, educação em saúde, higiene oral supervisionada e terapêutica com flúor.
- Ações clínicas ambulatoriais com procedimentos individuais de dentística (restaurações), cirurgia (exodontias) e terapia periodontal básica. E quando necessário tratamento especializado, como endodontia, periodontia, estomatologia, ortodontia, cirurgia e pacientes com necessidades especiais, são referenciados para o CEO através de guia de referência e contra-referência.
- Acolhimento:
- Demanda espontânea
- Grupos para realização de ações de prevenção
- Captação de pacientes através de visitas domiciliares realizadas pela equipe de saúde bucal e pelos agentes de saúde
5.3.2 - CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)
Os Centros de Especialidades Odontológicas – CEO’s realizam procedimentos odontológicos especializados oferecidos de forma complementar aos cuidados da atenção básica.
Os pacientes encaminhados devem estar dentro dos protocolos clínicos propostos pela Coordenação de Saúde Bucal e agendados através do SISREG.
- Especialidades oferecidas:
- Endodontia
- Periodontia
- Cirurgia
- Ortodontia Preventiva e Interceptativa
- Pacientes com necessidades Especiais
6- CHEFIA MÉDICA:
6.1 -Consultas médicas de especialidades ofertadas pela Unidade:
- Ortopedia
- Endocrinologia
- Reumatologia
- Psiquiatria
- Fluxo de marcação de consultas:
- Sistema de marcação de consultas será realizado pela recepção da CMSMCRP.
- Consultas médicas de 1ª Vez deverão ser encaminhadas com:
- Guia de referência com história clinica detalhada e suspeita diagnóstica;
- Tratamentos Prévios e/ou atuais e
- Exames complementares se necessários
- Todo paciente encaminhado pelas Unidades de Saúde para consulta com especialista continua sob a responsabilidade do médico da Unidade de Saúde que encaminhou e a ele deve voltar.
6.3 - Encaminhamento às especialidades:
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA
OBS: Porta de entrada ESF→Solicitando matriciamento para “Saúde Mental”
- Motivos de encaminhamento:
- Quadros psicóticos em geral
- Depressão (inibição psicomotora e desânimo disfuncional e não tristeza reativa a situações adversas recentes)
- Outros transtornos do humor (mania, ciclotimia p. ex.)
- Transtornos de ansiedade (generalizada, pânico, toc., fobias) instalados e não reativos a situações adversas recentes.
- Transtornos de comportamento, déficit de atenção/hiperatividade, autismo, retardo mental e outras patologias da infância e adolescência (descartar problemas neurológicos)
- Transtornos de adaptação (“estresse”) desde que com sintomas disfuncionais e poucos recursos de enfrentamento
- Dependência química (para avaliação)
- Quadros psicossomáticos (descartar todas as causas físicas)
- Demências senis→inicialmente encaminhar para Neurologia ou para o nosso programa do idoso
OBS 2: Não encaminhar (e descartar) problemas neurológicos
- ORTOPEDIA
- Motivos de encaminhamento:
- Dores na coluna vertebral (cervicalgia e lombalgia)
- Deformidades (MMII, escoliose, cifose)
- Dor localizada a esclarecer
- Seqüela de fratura
- Dor articular
- Artrose do joelho
- Esporão de Calcâneo
- Dor no ombro
- Pré – requisitos para encaminhamento:
- História Clinica detalhada
- Exame Físico Completo
- Exames Complementares essenciais
. Dores na coluna vertebral: RX da área afetada
. Deformidades ósseas: RX de coluna toraco-lombar e MMII em AP e perfil
. Seqüela de fratura: RX do local afetado em AP e perfil
. Dor no ombro: RX em AP e axial
. Esporão de calcâneo: RX em incidência lateral
. Tratamentos prévios e/ou atuais
- REUMATOLOGIA:
- Motivos de encaminhamento:
- Artrose;
- Fibromialgia
- Artrite reumatóide;
- Doença reumática.
- Pré – requisitos para encaminhamento:
- Exame Físico Completo
- Exames Complementares essenciais
. ARTROSE: Raio –X das articulações em AP e perfil (radiografar articulação contralateral), hemograma, VHS, provas de função reumática, ácido úrico
. FIBROMIALGIA: Hemograma, VHS, TSH, T4 livre, T3, provas de função reumática
. ARTRITE REUMATÓIDE: Hemograma, VHS, provas de função reumática
-Tratamento prévios e ou atuais
6.3 – Fluxo de marcação de consultas médicas de especialidades não oferecidas pela CMSMCRP – VIA SISREG:
- Cardiologia
- Gastroenterologia
- Nefrologia
- Neurologia e Neuropediatria
- Oftalmologia
- Otorrinolaringologia
- Proctologia
- Urologia
- Ginecologia
- Pediatria
- Puericultura
- Angiologia
- Dermatologia
- Sistema de marcação de consultas será realizado pelo SISREG desenvolvido pelo Ministério da Saúde e adotado pela SMSDC- RJ.
2 -Consultas médicas de 1ª vez para outras Unidades de Saúde deverão ser encaminhadas com:
- Guia de Referência com história clínica detalhada e suspeita diagnóstica.
- Tratamento prévios e/ou atuais
-Exames complementares se necessários.
- ENDOCRINOLOGIA
- Motivos de encaminhamento:
- Tireopatias;
- Disfunção de glândulas supra-renais
7– Setor de Infraestrutura e logística:
7.1 –Protocolos de atendimento:
- Rotina de solicitação e liberação de materiais:
- Atendimento de 2ª a 4 feira no setor.
- Rotina de serviços internos do setor:
- Recebimento e distribuição rotineira de materiais armazenados;
- Organização do estoque (armazenamento por prazo de validade, verificação das validades, comunicação de necessidade de reposição, contagem de estoque);
- Registro e distribuição do material permanente (equipamentos e mobiliário);
-Identificação e contagem dos materiais em desuso;
-Recebimento e distribuição eventual dos materiais;
- Realização dos registros do material de consumo no SIGMA;
- Contato com outros órgãos, em caso de falta de material, por necessidade de transferência;
-Elaboração de planilhas de estoque de material;
- Contagem de estoque;
- Controle de impressos e necessidade de cópias dos memorandos;
- Operação do sistema REQUER de requisição de materiais médico- cirúrgico e laboratório;
- Realização dos registros do material de consumo no SIGMA;
-Supervisão e participação em todas as atividades relacionadas do setor (incumbência da chefia);
7.2 – Materiais em estoque:
- Material médico - cirúrgico (gaze, esparadrapo, ataduras, seringas, agulhas, luvas, máscaras, fios cirúrgicos, entre outros), rouparia, grau cirúrgico, integrador e indicador biológico para esterilização, preservativos masculinos, dispositivo intra- uterino, impressos oficiais (vindos do S/CIN/CAL) e não –oficiais (elaborados pela unidade), material de laboratório, material de radiologia, material de odontologia e material de expediente.
8 – SETOR DE ENFERMAGEM:
8.1 – ROTINAS DOS SERVIÇOS E PROGRAMAS:
8.1.1 – SERVIÇO DE ELETROCARDIOGRAMA (ECG):
- Fluxo de marcação para ECG:
- Realizado por demanda livre sem agendamento.
-
- Fluxo de realização do ECG:
- Realização do ECG nos dias de 2ª,4ª e 6ª feiras no horário de 08h às 17h pelo Auxiliar de Enfermagem escalado para o setor;
-Orientações quanto a ausência de médico cardiologista na unidade para emissão de laudo do ECG;
- A entrega do exame, após sua realização é entregue ao paciente sem o laudo.
8.1.2 – SERVIÇO DE ESTERILIZAÇÃO:
- Divisão das salas do serviço de esterilização:
- Sala de expurgo;
- Sala de preparo de materiais;
- Sala de matérias estéreis;
- Sala de autoclaves.
1 – Sala de expurgo:
A sala de expurgo destina-se ao recebimento de materiais contaminados. Estes materiais são lavados e encaminhados a sala e preparo.
1.1– Fluxo da sala de expurgo:
- Lavagem dos materiais recebidos;
- Materiais submetidos ao método de esterilização por meio químico:
- Lavagem simples com água e sabão;
- Enxague e submersão em solução esterilizante de hipoclorito de sódio por 30 minutos;
- Enxague em água corrente e encaminhados a sala de preparo de materiais.
- Materiais submetidos ao método de esterilização por autoclave:
-Submersão em solução desencrostante por 15 minutos;
- Lavagem dos materiais com água, solução desencrostante, escovas de cerdas macias e esponja que não deixe resíduos;
- Enxague em água corrente e encaminhados para sala de preparo de materiais.
- Sala de preparo de materiais:
A sala de preparo de materiais destina-se a todos os materiais limpos a serem acondicionados em grau cirúrgico e encaminhados para esterilização.
2.1 – Fluxo da sala de preparo dos materiais:
- Os materiais devem ser conferidos, datados e identificados o setor de origem;
- Os materiais devem ser enxugados, separados de acordo com as necessidades de cada setor de origem;
- Os materiais devem ser sempre manuseados com luvas;
- Os materiais devem ser limpos, secos, embalados e selados em grau cirúrgico e enviados a sala de autoclaves;
3 – Sala de materiais estéreis:
3.1 – Fluxo da sala de materiais estéreis:
- Monitorização dos cargos das autoclaves diariamente;
- Registro diário no livro de ordens e ocorrências do setor;
- Registro em livro próprio das estatísticas diárias, mensais e anual;
- Fornecimento de material e instrumental para os setores da unidade, conforme necessidades, até às 15 horas;
- Estocagem de material estéril
- Confecção de embalagens com grau cirúrgico de material, instrumental e gazes, para posterior autoclavagem.
- Sala das autoclaves:
A sala das autoclaves destina – se a esterilização de materiais limpos por meio de autoclaves.
4.1 – Fluxo da sala das autoclaves:
- Atentar para programação das autoclaves;
- Atentar para temperatura das autoclaves (acima dos 127°C)
- Atentar para o tempo de esterilização – 60 minutos
- Diariamente fazer incubação dos testes biológicos para certificação do processo de esterilização e repasse do resultado para registro da supervisão de enfermagem;
- Na retirada dos materiais das autoclaves:
- proibição de circulação de ar ambiente, como ventilação;
- Proibição de contatos de cargas estéreis e não estéreis, com cruzamento de materiais sujos com materiais limpos;
-Proibição de secreções e falas junto aos materiais, devido a esterilização aberta de alguns materiais.
8.2- SALA DE CURATIVOS:
8.2.1 – FLUXOGRAMA DA SALA DA CURATIVOS:
- O atendimento será de livre demanda, no horário de 08:30h às 15h, diariamente, com um número de 15 atendimentos por dia;
- Avaliação semanal de pacientes agendados pela Enfermagem, ou encaminhadas pela Endocrinologista da unidade;
- Retirada de pontos é realizada diariamente no horário de 07:30 h às 08:30h pelo Enfermeiro;
- No curativo de primeira vez, será preenchido uma ficha de cadastro do usuário, onde o mesmo será agendado para uma avaliação do Enfermeiro e da ESF da sala de curativos;
- Todos os usuários portadores de lesões deverão estar em acompanhamento clínico e nutricional;
- Usuários diabéticos devem ter suas lesões regularmente avaliados pelo médico responsável pelo programa;
- Todos os usuários deverão estar com a vacina antitetânica atualizada (conferir comprovante de vacina);
- Realizar identificação dos fatores de risco para lesões de membros inferiores, com encaminhamento para terapia ocupacional nos casos indicados;
- Classificação e acompanhamento das lesões já instaladas;
- De acordo com a avaliação da gravidade da lesão, será definida a prioridade no atendimento prioridade no atendimento de primeira vez tanto quanto no atendimento subseqüente;
- Atualização do cadastro do usuário a cada atendimento na sala de curativo;
- Os retornos serão estabelecidos conforme avaliação da enfermagem e involução das lesões;
- Orientações para os usuários de realização de curativos em seu domicílio, quando possível, segundo avaliação;
- Fornecimento de materiais aos usuários para realização de seus curativos de nos finais de semana;
- Desinfecção diária da sala de curativos;
- Reposição de material e soluções semanalmente;
- Desinfecção das almotolias semanalmente.
8.2.2 – ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS EM TRATAMENTO NA SALA DE CURATIVOS:
- Orientações sobre o tempo longo de tratamento e a importância da paciência.
- Estímulo a manutenção do tecido sadio quando a ferida estiver cicatrizada, observando os cuidados praticados antes das lesões.
- Encorajar o controle do peso e a ingestão adequada de proteinase vitaminas.
- Educar o usuário o método correto de troca de curativos.
- Evidenciar o risco do uso de medicações sem prescrição médica.
- Reforçar a importância de cumprimento das orientações médicas.
8.3 –SALA DO ACOLHIMENTO MÃE – BEBÊ / TESTE DO PEZINHO:
8.3.1 – Horário de realização:
Diariamente de 08:00 às 17 horas.
8.3.2 – Fluxo de atendimento:
- Encaminhamento da maternidade de nascimento do RN com o cartão do acolhimento mãe- bebê para sala do acolhimento;
- Realização de testes do pezinho diariamente.
- Após a realização do teste do pezinho, é realizado o acolhimento mãe - bebê através de uma avaliação com questionário sobre condições fisiológicas do RN e da mãe;
- RN moradores do território de abrangência são encaminhados para o Grupo de Acolhimento mãe –bebê e agendados para consulta de puericultura;
- Caso o RN tenha feito transfusão sanguínea ao nascer, será agendado para 90 dias sua realização do teste do pezinho;
- Os resultados do teste do pezinho são entregues pelo Serviço Social, em média, 40 dias após realização do exame.
- As crianças de baixo peso são encaminhadas diretamente para pediatra.
- O teste do pezinho deve ser realizado até o 10º dia de vida.
8.4 – SALA DE IMUNIZAÇÃO:
Esta sala destina-se a administração de vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
8.4.1 – Público – alvo:
Recém-nascidos, crianças, adultos, gestantes e idosos.
8.4.2 – Fluxo da sala de imunização:
- Usuário chega por demanda livre ou encaminhado de empresas ou por serem profissionais de saúde;
- Caso o usuário não possua cartão de vacinação é fornecido o mesmo e realizado aprazamento das doses de vacinas administradas OUA administrar;
- Para usuários do território de abrangência, é feito cartão espelho de vacina, para posteriores consultas;
- Verificação do estado de limpeza e ordem do setor, antes do início da vacinação;
- Supervisão da forma de acomodação dos frascos de vacina no refrigerador e/ou caixa térmica de uso diário;
- Leitura do termômetro do refrigerador no início e no fim das atividades diárias;
- Avaliação das cadernetas dos usuários, bem como os encaminhamentos oriundos de tal avaliação, seguindo normas e rotinas pré-estabelecidas pelo MS;
- Avaliação do estado de saúde dos usuários para vacinação;
- Notificação e acompanhamento de possíveis reações vacinais adversas com preenchimento da ficha de notificação, como também os encaminhamentos necessários;
- Pedido, recebimento e conferência das doses de vacinas necessárias ao atendimento dos usuários (mensalmente);
- Fechamento de estatística mensal das doses de vacinas aplicadas, bem como movimentação do estoque de vacinas e posterior envio desses documentos ao setor de Epidemiologia do CMSAV;
- Avaliação de cadernetas será feita diariamente de 12:30 às 16:30;
8.4.2 – Rotina da administração de vacinas:
TIPO DE VACINA
|
DIAS DE ADMINISTRAÇÃO
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BCG
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DIARIAMENTE
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TRÍPLICE VIRAL
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DIARIAMENTE
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ANTI- HEPATITE B
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DIARIAMENTE
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TRIPLICE BACTERIANA
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DIARIAMENTE
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MMR
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DIARIAMENTE
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PNEUMO 10
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DIARIAMENTE
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PENTAVALENTE
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DIARIAMENTE
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MENINGOCOCCICA C
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DIARIAMENTE
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DUPLA ADULTO
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DIARIAMENTE
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VIP/VOP
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DIARIAMENTE
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ROTAVÍRUS
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DIARIAMENTE
|
9 – Setor de Nutrição:
Esse setor se destina ao atendimento ambulatorial de nutrição, onde se realiza o acompanhamento nutricional dos usuários do PMCRP.
9.1 – Atividades realizadas:
- Interlocução com os programas de Hipertensão, Diabetes, Diabetes Insulino - dependente, Idoso, Pré-natal, Puericultura, Adolescente, Polo de pé diabético com atendimento nutricional individualizado;
- Realização de grupos nutricionais, como: Grupo de gestantes, Acolhimento mãe- bebê e Alimentação Complementar.
- PROGRAMA DE HIPERTENSÃO E DIABETES:
HAS * Estágio I leve (PS140-159 ou PD90-99) e estágio II moderado (PS160-179 ou PD100-109).
* Sem alterações de órgãos alvos e/ou hipertensão de fácil controle com medicação do programa.
DM - Diabetes Tipo II, em casos de refratariedade com as medidas empregadas devem ser encaminhados para avaliação no Pólo de Insulino Dependente.
- Diabetes Tipo I, deve ser encaminhado ao Pólo de Insulino Dependente
1 – Captação:
A captação dos usuários desse programa é realizada, principalmente, pelo setor de Documentação medica da PMCRP, por meio de oferta de números para atendimento de demanda livre. Porém, os encaminhamentos internos oriundos de outras especialidades da unidade através das guias de referência também são considerados.
- –Captação dos diabéticos:
A captação dos diabéticos é realizada através da glicemia capilar em usuários com suspeita clínica. Porém, a confirmação do diagnóstico deverá ser precedida da realização da glicemia plasmática em jejum.
- –Captação dos hipertensos:
A captação dos hipertensos se dá pela verificação da pressão arterial de todos os usuários com idade a partir de 18 anos, agendados ou não agendados, antes da realização das consultas ambulatoriais.
2– Inscrição no Programa PH E PD:
- Somente o médico poderá solicitar inscrição nos programas PH E PD, salvo raras exceções;
- Só será inscrito no programa, o paciente que tiver prontuário aberto e a ficha de cadastro do PH ou PD devidamente preenchida e assinada pelo médico;
- Inscrição do usuário em livro próprio do Programa de Hipertensão;
- Informar o número de inscrição do programa no cartão do usuário, no prontuário e na ficha de cadastro;
- Orientações ao usuário para inscrição no Programa Remédio em Casa no setor de Informação, controle e avaliação.
3 – Protocolo de atendimento PH E PD:
- O protocolo de atendimento do PH e PD segue o padronizado pela SMSDC/RJ.
- PROGRAMA DE DIABETES INSULINO - DEPENDENTE (PDI):
1 – Captação:
Os usuários são captados para o PDI através de encaminhamento da clínica médica em insulinoterapia, através de guia de referência
2 – Fluxograma de atendimento:
- Usuário encaminhado para PDI é atendido na pré-consulta, onde é realizado os procedimentos como, aferição de medidas antropométricas, da pressão arterial e da glicemia capilar;
- Usuário atendido pela endocrinologista que o reencaminha para pré- consulta para inscrição no PDI e encaminhamento para consulta de enfermagem e agendamento de retorno de consulta médica;
- Realização da consulta de enfermagem, com orientações sobre o uso da insulina, liberação de agulhas e seringas, liberação de glicosímetros, fitas e lancetas com orientações para manuseio e cuidados necessários;
- Orientações sobre mudança de hábitos de vida, objetivando um controle do IMC, uma alimentação saudável e controle glicêmico com encaminhamento para agendamento com nutricionista.
- PROGRAMA DO ADOLESCENTE
- Atendimento próprio para adolescentes feito por profissionais de diversas especialidades, onde o adolescente, se quiser, pode ser atendido sozinho;
- Grupos de discussão são abordados os temas que os adolescentes querem debater (saúde e prevenção, mudanças do corpo, família, direitos, sexualidade, métodos anticoncepcionais, DST/AIDS, violência, entre outros)
- Algumas atividades não são exclusivas para adolescentes, mas eles podem e devem participar:
* Vacinação
* Atendimento odontológico
* Contracepção/Contracepção de Urgência
* TIG
*Planejamento familiar
- PROGRAMA DE TUBERCULOSE:
- Captação de TB pulmonar:
- Pacientes sintomáticos respiratórios d (com queixas de febre vespertina, tosse produtiva ou seca há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, cansaço, escarro com sangue ou não)
- Exames para diagnóstico:
- Raio x de tórax PA e perfil (mulheres que não estejam com suspeita de gravidez, nem grávidas;
- 02 amostras de BAAR (baciloscopia de escarro) – se estiver com tosse produtiva
OBSERVAÇÃO: Se o resultado do BAAR for positivo, na ausência do pneumologista, a enfermagem inicia o tratamento e agenda consulta médica o mais breve possível.
- - Fluxo do programa:
- Verificação do peso no início do tratamento e mensalmente;
- Orientação e informação sobre a doença e importância da adesão do tratamento para cura do paciente;
- Abertura de prontuário central e do programa de TB, ficha de contra – arquivo e inscrição no livro do programa;
-Usuário com diagnóstico de TB pulmonar confirmada por BAAR, imagem radiológica sugestiva e sintomatologia: solicitados exames dos contatos intra- domiciliares; PPD para menores de 15 anos e portadores de doenças com baixa imunidade (diabetes, HIV, nefropatias, etc.); raio x de tórax para todos os contatos intra- domiciliares (exceto grávidas).
- Realização do PPD: as segundas e sextas –feiras pela manhã com leitura 72 horas após o exame.
PD com resultado acima de 10 mm (forte reator) – inicia-se a quimioprofilaxia.
- Nos casos de imagem radiológica sugestiva com TB pulmonar e com BAAR negativo, avaliação da solicitação de escarro induzido.
- Durante o tratamento o BAAR é feito no 1º,2º,3º,4º,5º e 6º mês.
- Crianças com TB pulmonar: encaminhamento para pneumopediatria, salvo nos casos de contatos de TB pulmonar (realizar quimioprofilaxia)
- Captação de TB extra- pulmonar:
- Usuário com encaminhamento e diagnóstico;
- Início do tratamento com médico e enfermagem;
-Verificação do peso inicial;
- Orientação a respeito da doença e seu tratamento;
- Abertura de prontuário para consultas mensais com pneumologista.
- PROGRAMA DE HANSENÍASE;
- Fluxo do programa:
- Usuário com diagnóstico confirmado de hanseníase (dimorfa, virchoviana, tuberculoíde, indeterminada);
- Prescrição médica para início de tratamento de 06 ou 12 meses, nos casos de paucibacilar ou multibacilar;
-Preenchimento da ficha de notificação e encaminhamento para setor de pneumologia para realização de baciloscopia;
-Realização da baciloscopia pelo enfermeiro do programa;
- A primeira dose supervisionada é administrada pela enfermagem, por prescrição médica;
- Agendamento mensal para dose supervisionada e consulta de enfermagem;
- Orientações aos pacientes sobre tratamento e presença de possíveis queixas álgicas, reação medicamentosa, manchas, coloração da pele, ressecamento da pele e mucosas, sensibilidade de mãos e pés, entre outros;
- Contactantes são avaliados pelo dermatologista e avaliação da cicatriz vacinal pela enfermagem;
- Encaminhamento para serviço de reabilitação para avaliação do grau de incapacidades e, se necessário, tratamento;
- Observação das queixas oftalmológicas (ressecamento).
OBSERVAÇÃO: Os Programas de Tuberculose e Hanseníase seguem os fluxogramas recomendados pelo Ministério da Saúde.
- PROGRAMA DE PRÉ -NATAL
- Fluxo para marcação:
- TIG positivo: marcação de consulta na recepção
- Demanda livre: marcação realizada com comprovante de gravidez e comprovante de residência
- Consulta pré-natal de primeira vez: enfermeiro do programa
- Consulta pré-natal de retorno: ginecologista
- Inscrição no SISPRENATAL
- Implantação do Projeto Cegonha carioca – com acompanhamento da gestante na maternidade que realizará o parto (Maternidade praça XV).
- PROGRAMA DE REABILITAÇÃO
- PROTOCOLOS E FLUXOS DE ATENDIMENTO GENERALISTA
Nesta parte serão descritas as diversas formas de atendimento, procurando agrupar por atividades e programas que envolvem o setor. É dado como ponto de partida a consecução da presente descrição as formas generalistas de atendimento aos usuários, com os respectivos profissionais envolvidos, pois alguns destes profissionais atuam ora como generalistas, ora como profissionais de Programa Específico da Policlínica.
- – FISIOTERAPIA GENERALISTA
– Critérios de Inclusão
- Morador a área da AP 3.1.
- Todas as faixas etárias.
- Usuários com deficiência funcional física que necessita reabilitação
– Referência e Contra-Referência
- Usuários encaminhados internamente (PMCRP) pelos médicos atuantes, através de solicitação em receituário ou Guia de Parecer
- Usuários moradores da AP 3.1, com guias de Referência e Contra-Referência das unidades de saúde existentes na área. Pela grande demanda estamos iniciando a exclusão dos usuários da Ilha do Governador, somente incluindo aqueles que necessitam de atendimento não existente no PAM- Newton Alves Cardoso, pois possui Serviço de Fisioterapia.
- Usuários de outras unidades de saúde fora da AP 3.1, quando morador local. (Exemplos; oriundos do INTO, INCA e outras unidades), através de guias próprias (estas unidades não usam as Guias de Referência e Contra-Referência.
- Usuários com encaminhamento especial do Nível Central.
- Usuários com solicitação/determinação judicial.
- Usuários com solicitação da CAP 3.1 e/ou Direção da PMCRP.
- Pacientes moradores das Comunidades da Maré são pela PMCRP- Reabilitação contra-referenciados para o “Reabilitar”
- Quando em excesso de demanda na PMCRP- Reabilitação os usuários são encaminhados com Guia de Referência/ Contra-Referência para as conveniadas
“Clínica Nova Guanabara” e “Casa de Saúde Nossa Senhora da Penha”.
– Definição de Diagnósticos:
O Serviço de Fisioterapia inclui com usuários eleitos aqueles que possuem déficit funcional oriundo das clínicas:
- Traumato-Ortopedia
- Reumatologia
- Neurologia
Estamos implantando a inclusão da clínica de pneumologia e cardiologia.
São contempladas todas as faixas etárias.
– Protocolo Geral de Atendimento:
- A porta de entrada é a triagem realizada pelo fisioterapeuta;
- Registro em Livro de Espera de Vaga;
- Convocação pelo profissional atendente passa pela documentação, para os devidos registros;
Avaliação pelo Fisioterapeuta para determinação do diagnóstico cinético funcional e programa de tratamento, devidamente registrado em ficha de anamnese;
- O tratamento prevê uma série de 10 (dez) atendimentos, podendo ser renovado por mais uma série de 10(dez) atendimentos, devidamente registrado em ficha de evolução;
- Concluído a/as séries o usuário recebe alta ou é encaminhado a origem caso não tenha ocorrido uma reabilitação, através de Guia de Referência/ Contra-Referência ou Guia de Parecer internamente.
- – FONOAUDIOLOGO GENERALISTA
– Critérios de Inclusão
- Morador a área da AP 3.1.
- Todas as faixas etárias.
- Usuários com deficiência funcional fonoaudiológica envolvendo fala, voz, linguagem e aprendizagem, com exclusão de pacientes com deficiência auditiva, que são encaminhados para as unidades especializadas em audição.
– Referência e Contra-Referência
- Usuários encaminhados internamente (PMCRP) pelos médicos atuantes, através de solicitação em receituário ou Guia de Parecer
- Usuários moradores da AP 3.1, com guias de Referência e Contra-Referência das unidades de saúde existentes na área.
- Usuários das escolas incluídas na área.
- Professores em demanda espontânea das escolas da área
- Usuários com encaminhamento especial do Nível Central.
- Usuários com solicitação/determinação judicial.
- Usuários com solicitação da CAP 3.1 e/ou Direção da PMCRP.
- Pacientes moradores das Comunidades da Maré são pela PMCRP- Reabilitação contra-referenciados para o “Reabilitar Maré ”, quando em atendimento básico.
– Definição de Diagnósticos:
O Serviço de Fonoaudiologia assiste aos usuários que possuem déficit funcional:
- Da voz
- Da linguagem
- Da fala
- Da motricidade oral
- Da motricidade orofacial
- Do aprendizado
São contempladas todas as faixas etárias.
– Protocolo Geral de Atendimento:
- Porta de entrada é a triagem realizada por qualquer profissional do dia.
- Registro em Livro de Espera de Vaga.
- Convocação pelo profissional atendente passa pela documentação, para os devidos registros.
- Avaliação pelo Fonoaudiólogo para determinação do diagnóstico fonoaudiológico e programa de tratamento, devidamente registrado em ficha de anamnese.
- O tratamento prevê uma série de atendimentos que são registrados em ficha de evolução.
- Segundo a evolução é dado alta ou encaminhamento ao médico.
- – PROGRAMAS ESPECIAIS DA REABILITAÇÃO
2.1– NÚCLEO DE ATENÇÃO INTERDISCIPLINAR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (NAIDI).
O NAIDI da PMCRP é referência na Rede Municipal de Saúde juntamente com outras unidades.
– Critérios de Inclusão:
- Usuário residente na área da AP 3.1.
- Faixa etária de zero a 10 anos
- Encaminhamento por neurologista, psiquiatra e pediatra, na falta por avaliação da equipe
- Os usuários não selecionados são encaminhados a outras unidades portadoras do serviço. Se da Ilha do Governador são encaminhados ao Posto de Saúde Madre Tereza de Calcutá, se de outras áreas para os serviços proximais da residência (critérios de exclusão).
– Referência/Contra-Referência:
- Usuários encaminhados internamente (PMCRP) pelos médicos atuantes (pediatra, psiquiatra), através de solicitação em receituário ou Guia de Parecer;
- Usuários moradores da AP 3.1, com guias de Referência e Contra-Referência das unidades de saúde existentes na área por médico pediatra, neurologista ou psiquiatra;
- Usuários com encaminhamento especial do Nível Central a ser avaliado pela equipe;
- Usuários com solicitação/determinação judicial a ser avaliado pela equipe;
- Usuários com solicitação da CAP 3.1 e/ou Direção da PMCRP, a ser avaliado pela equipe.
– Definição de Diagnósticos:
Dentro de um critério de elegibilidade pertencente aos critérios de inclusão são selecionados os usuários que apresentam:
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
- Síndromes genéticas
- Síndromes neurológicas
- Erro inato do metabolismo
- Torcicolo congênito
- Lesão de plexo braquial
- Disfunções por queimaduras
- Outras que poderão ser adotadas conforme a equipe.
– Fluxo de Atendimento
A equipe é de caráter multidisciplinar. É previsto em cada equipe: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional. Com apoio de médico neuropediatra ou neurologista, psicólogo, musicoterapeuta e assistente social.
– Protocolo de Atendimento:
- Porta de entrada através encaminhamento médico ou a equipe multidisciplinar;
- Encaminhamento para avaliação médica pediatra e/ou neurologista;
- Avaliação da equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta psicólogo e assistente social);
- Elaboração documental e proposta terapêutica, demandas de prioridade no cotidiano e classificação da deficiência;
- Reunião da equipe: uma vez por mês, com o objetivo de estabelecer metas para o tratamento e a orientação terapêutica;
- Agendamento pela equipe para esclarecer proposta terapêutica;
- Termo de compromisso assinado pelo responsável referente às informações dadas;
- Reavaliações e orientações sistemáticas aos familiares;
- Dar alta e convocação para follow-up em períodos predeterminados (quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais e/ou anuais).
2.2 – PROGRAMA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
– Critérios de Inclusão:
- Recém-nascidos e lactentes de risco ou não que são atendidos pelo serviço de pediatria. A inserção dos Serviços de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional no programa visa contribuir para a qualidade da assistência materno-infantil da PMCRP, através do desenvolvimento de ações profiláticas e de intervenção precoce voltadas ao desenvolvimento global da criança, buscando prevenir e detectar precocemente eventuais alterações ao longo dos processos de evolução da função de alimentação; desenvolvimento neuropsicomotor; desenvolvimento das funções sensório-perceptivas, cognitivas; e, aquisição e desenvolvimento de linguagem.
- Referência/ contra-referência:
- Encaminhamento simples interno no primeiro dia de consulta pediátrica, o mais precoce possível.
– Protocolo de Atendimento:
- Encaminhamento médico pediátrico
- Agendamento para avaliação
- Avaliação
- Orientações
- Acompanhamento das orientações
- Em caso de anomalias encaminhamento interno ou por referência/contra-referência
- – PROGRAMA SAÚDE DA ESCOLAR
– Critérios de Inclusão:
- Alunos das escolas selecionadas para a cobertura do programa que apresentem problemas que necessitem acompanhamento fonoaudiológico.
– Protocolo de Atendimento:
- Visita as escolas selecionadas para triagem dos escolares.
- Encaminhamento a PMCRP para tratamento daqueles que apresentarem problemas de ordem fonoaudiológica.
- Referência/Contra-referência àqueles que necessitem atendimento não coberto pela PMCRP.
- Palestras com pais e professores dando orientações para prevenções.
- – PROGRAMA DE APOIO AO DIABÉTICO (PÉ DIABÉTICO)
– Critérios de Inclusão:
- Usuários que pertencem ao programa de acompanhamento do diabético com disfunções necessitando acompanhamento fisioterapêutico e terapêutico-ocupacional.
– Referência/ contra-referência:
- Usuários da PMCRP encaminhados internamente.
– Definição de Diagnóstico:
- Alterações funcionais físicas de etiologia diabética.
– Protocolo de Atendimento:
- Encaminhamento pela enfermagem ao programa de Reabilitação
- Avaliação
- Tratamento.
- - PROGRAMA DE APOIO AO PORTADOR DE HANSENÍASE
– Critérios de Inclusão:
- Usuários participantes do programa que estejam acometidos disfunções neuro-motoras oriundas da Hanseníase.
– Referência/ contra-referência:
- PMCRP
– Definição de Diagnósticos:
- Disfunções neuro-motoras da hanseníase
- Avaliação de incapacidades neuro –motoras
– Protocolo de Atendimento:
- Avaliação
- Tratamento
- - PROGRAMA DE TERAPIAS COMPLEMENTARES
– Critérios de Inclusão
- Usuários eleitos para auriculoterapia
– Referência/ contra-referência
- PMCRP
– Definição de Diagnósticos
- Diagnóstico cinético funcional (disfunções motoras)
– Protocolo de Atendimento
- Encaminhamento interno
- Avaliação
- Agendamento
- Tratamento
- Alta ou encaminhamento ao médico para atendimento.
CAPÍTULO IV
COMPROMISSO ASSISTENCIAL
- Horário de funcionamento da unidade:
A PMCRP encontra- se aberta entre as 07 horas e 17 horas, de segunda a sexta –feira e aos sábados de 08 horas ás 13 horas, quando necessidade de serviço.
- Estamos em processo de reformulação dos processos de trabalho a fim de extensão do horário de funcionamento
- Definição de oferta de serviços:
2.1 – Carteira básica de serviços:
- Atendimento personalizado:
Iniciativa: usuário
População: moradores do território de abrangência
Urgência: não
Objetivo: avaliação das necessidades, informações e orientações
Profissional responsável: Equipe de enfermagem, administrativos e setor de recepção
- Acolhimento em saúde:
Em processo de implantação na unidade (discussão em grupo de trabalho).
- Sala de imunização:
Sala com atendimento preconizado pelo programa de Imunizações da SMSDC, no horário de 08 horas ás 16:30 horas.
Serviço realizado pela equipe de Enfermagem da CMSMCRP.
- Consultas agendadas:
- Para consultas na unidade – agendadas pelo setor de recepção;
- Para consultas fora da unidade – agendadas pela central de regulação da unidade.
- Visitas domiciliares:
Realizado pela equipe da PMCRP, quando avaliado a extrema necessidade para tratamento do usuário da unidade.
CAPÍTULO V
Disposições finais e transitórias
- O regulamento interno da unidade encontra-se em processo de reavaliação, reconstrução e reformulação devido o início da nova direção no mês de dezembro de 2012.
- Grupos de discussão estão sendo realizados semanalmente para produção do regimento interno.
- Este regimento interno entra em vigor a partir de 1º de junho do ano de 2016.
* Ainda em construção
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